Onde investir o décimo terceiro salário?

Com a chegada do fim do ano, é tempo de celebrar o décimo terceiro salário.

A tão aguardada gratificação criada no governo de João Goulart — e não no de Getúlio Vargas, como muitos pensam — cai na conta em duas parcelas, sendo a primeira no dia 30 de Novembro e a segunda até o dia 20 de Dezembro.

Embora seja muito bem vindo, o dinheiro extra costuma trazer junto a tentação de sair gastando, ainda mais com a proximidade do Natal.

Só que essa sensação de riqueza acaba com a chegada do ano novo, que traz junto o salário e uma montanha de boletos para pagar.

Mas é possível transformar essa riqueza provisória em permanente. Basta você usar uma parte do décimo terceiro para investir com inteligência.

O nosso Head de Renda Variável e Sócio da Diagrama, Ricardo Leite, explica o caminho da riqueza, ou melhor, dos investimentos para o seu dinheiro extra.

“A coisa mais importante, antes mesmo de pensar em investir, é quitar todas as dividas, pois certamente o juros envolvido em dividas, superam a rentabilidade de investimentos sem risco, agora se você não tem dívida, o mais indicado para começar a investir é montar a sua reserva de emergência, um capital que fica investido em aplicações com maior segurança e liquidez, para cobrir gastos eventuais e inesperados.

Quem ainda não montou sua reserva de emergência pode usar o dinheiro do décimo terceiro salário para começar a fazê-lo. Para investidores que já possuem a reserva, as melhores alternativas de investimento dependem do perfil de investidor

Para a reserva de emergência, não importa o perfil do investidor. É aconselhavel buscar fundos de investimentos conservadores com taxa de administração baixa, com liquidez diária, ou ate mesmo titulo do tesouro atrelado a SELIC, que possui liquidez, para iniciar um investimento de longo prazo, é possível optar por investir em ativos da renda fixa, como CDBs, títulos do Tesouro Direto, fundos de Renda Fixa e LCI/LCA (esses dois últimos possuem isenção de imposto de renda). São ativos que oferecem segurança, e que possuem custos baixos. Vale lembrar que o investimento em CDB conta com a cobertura do fundo garantidor de créditos (FGC) até R$ 250 mil. (mas até o
FGC tem risco de credito, então cuidado)

Por outro lado, investidores com perfil arrojado e que tenham a reserva de emergência montada podem investir em ativos da renda variável, como ações, fundos de ações, multimercados e fundos imobiliários.

Lembrando, a poupança não é uma boa ideia. O retorno de um investimento realizado na Poupança está muito abaixo de outros investimentos, seja na renda fixa ou na renda variável. A caderneta possui um rendimento igual a 70% da taxa Selic (é a taxa básica de juros divulgada pelo Banco Central. Hoje, a poupança perde para a inflação, ou seja, deixando o dinheiro na poupança, você perderá poder de compra ao longo do tempo.”

Diagrama Investimentos | Imagem: Marcos Santos/USP Imagens

Entre em contato conosco: (11) 99332-0861 | Rua Amazonas, 439 CJ 45 – São Caetano do Sul XP (ABC) | Av. Ibirapuera, 1753 – XP Moema – SP.

1 comentário em “Onde investir o décimo terceiro salário?”

  1. ALEXANDRE BUGALHO

    Realmente guardar dinheiro não é uma tarefa fácil. E no fim de ano estamos bombardeados com promoções e descontos do Black Friday, viagem, férias, presentes de Natal ou até mesmo quitação de dívidas. Em contra partida mesmo com o possível aumento de gastos pelos fatores já mencionados é possível tirar o melhor proveito do seu décimo terceiro conforme Ricardo Leite relata no texto acima. Acredito que o intuito de todos que investem ou queiram investir será sempre fazer seu dinheiro render futuramente para realizar algo maior. Poupar é diferente de investir e investir é com a Diagrama.

Deixe um comentário

Parabéns, sua solicitação foi recebida e você acaba de receber gratuitamente nosso incrível ebook.

Para baixar acesse o seu e-mail.