E mais um ano se passou! Dificilmente alguém falaria em 2020 que 2021 seria um ano ainda pior. Para muitos, me incluo nisso, foi um ano de muitas lutas. O ano que todos sofreram perdas, mas também é o ano de muitos aprendizados para quem entrou no mercado acionário em 2020. O 2021 já está se encerrando, então, tendo em vista as experiências desse ano, venho compartilhar alguns aprendizados de colegas e amigos para que nosso 2022 seja sim um feliz ano novo!
Jamais use sua reserva de emergência em investimentos de risco! Apesar de ser extremamente tentador, a sua reserva de emergência serve exatamente para o que o nome diz “emergências”. Ao longo da queda na bolsa desse segundo semestre, vi diversas pessoas redirecionando os recursos emergenciais para comprar ações, afinal, estavam muito baratas. Mas, nem tudo que cai rápido sobe rápido. Emergências vieram e diversas pessoas tiveram que vender ativos bons, mas muito além do potencial.
O seu perfil de risco não é testado nos momentos em que se ganha dinheiro, mas sim quando se perde! Uma frase que, infelizmente, ouvi várias vezes este ano, é que “não havia percebido que a renda variável também variava para baixo”. Todo o investimento que tem possibilidades de maiores ganhos também tem, junto com eles, maiores riscos. Para não sofrer com isso, sempre tenha um planejamento bem acordado junto com o seu assessor de investimentos. Se tudo estiver conforme o planejado, a perca momentânea gerará somente estresses momentâneos.
Case o seu investimento com seu momento de vida! Toda categoria de investimentos tem um propósito dentro de uma carteira de investimentos. Da mesma forma que não se deve utilizar recursos de emergência para aplicações de risco, não se deve utilizar a parcela de riscos da carteira para rendas fixas de 10 anos. Caso deseje celebrar o matrimônio em um ano, aplique em rendas fixas de baixo risco com vencimento de um ano, não no ativo de 15 que está com uma taxa mais elevada. Os títulos de renda fixa só rentabilizarão a sua taxa caso fiquem até o vencimento, antes disso, a rentabilidade deles estará ligada ao momento atual do mercado, como qualquer investimento.
Diferencie gastos necessários de gastos fúteis! Existem gastos na vida que não podemos fugir. Alimento, moradia e saúde são os primeiros a vir em mente, porém, não ouvir poucas vezes gastos necessários, como contratações de seguro de vida e seguro saúde, tenham sido comparados a outros tipos de gastos. O futuro é incerto, então não deixe de utilizar seu dinheiro para proteger sua vida ou a vida financeira de seus dependentes por não querer alterar seu padrão de consumo atual. Só se enxerga a real necessidade de um seguro sobre invalidez caso o precise utilizá-lo.
2022 está a menos de uma semana de distância! Aproveite as primeiras semanas do ano para replanejar tudo o que não deu certo em 2021 para que seu ano seja um ano próspero e que se tenha um genuíno feliz ano novo!
Boas festas!
Marcello Corsi Janota de Carvalho – Economista e Operador da Mesa de Renda Variável
Entre em contato conosco: (11) 99332-0861 | Rua Amazonas, 439 CJ 45 – São Caetano do Sul XP (ABC) | Av. Ibirapuera, 1753 – XP Moema – SP.

Perfeito