#ColunaDiquinta – Renascimento pela recessão

Ao invés de seguir um ritmo constante, as economias estão sujeitas aos chamados ciclos econômicos de altos e baixos. Durante uma alta, quando os consumidores gastam mais do que o normal e tomam mais empréstimos, as empresas tem relativa facilidade para ganhar dinheiro.

“O processo de mutação industrial revoluciona incessantemente a estrutura econômica a partir de dentro, destruindo incessantemente uma nova. Este processo de Destruição Criativa é o fato essencial do capitalismo” – Joseph Schumpeter

Schumpeter disse que isso leva a empresas ineficientes que, em épocas menos favoráveis, sequer teriam sido criadas. Por outro lado, quando a economia se contrai e as pessoas gastam menos, as companhias ineficientes vão à falência.

Embora isso cause dor no curto prazo, também força os investidores a investirem seu dinheiro em áreas mais atraentes da economia. Isso, por sua vez, estimula a taxa de crescimento potencial da economia para os anos seguintes.

Schumpeter e seu colega austríaco, o economista Friedrich Hayek argumentam que os governos não devem cortar maciçamente os juros para prevenir recessões. De outro modo, argumentam que quem fez investimentos improdutivos no período de alta deve sofrer as consequências, pois do contrário, os mesmos erros voltarão a ser cometidos no futuro.

E você, já aprendeu com os erros do passado?

Bruno Royo – Assessor de Investimentos da Diagrama

Entre em contato conosco: (11) 99332-0861 | Rua Amazonas, 439 CJ 45 – São Caetano do Sul XP (ABC) | Av. Ibirapuera, 1753 – XP Moema – SP.

Deixe um comentário

Parabéns, sua solicitação foi recebida e você acaba de receber gratuitamente nosso incrível ebook.

Para baixar acesse o seu e-mail.