O desenvolvimento da máquina a vapor é considerado o ponta pé inicial da revolução industrial. Na Inglaterra, isso se deu de forma pioneira, seguida da revolução puritana que teve uma influência forte nos pilares do capitalismo e de situações como uma grande reserva de carvão e capital existente no país. E por meio da revolução industrial, o sistema capitalista se consolidou como sistema econômico vigente.
Houve diversas consequências devido a essa transformação no trabalho. Como por exemplo, o aumento de produtividade, já que agora uma máquina realizava o trabalho de dezenas de empregados. As relações trabalhistas mudaram devido a forte migração de trabalhadores do campo para as cidades. E por consequência da alta produtividade das fábricas e das alterações de salários, os padrões de consumo das famílias foram mudando ao longo do tempo.
Eric Hobsbawn mostrou que os salários dos trabalhadores manuais despencaram, agora que as máquinas conseguiam realizar todo processo sozinhas. Por outro lado, os salários de profissões mais técnicas e especializadas tiveram um aumento salarial. Isso acontece porque apesar de não precisarem mais de trabalhadores manuais, precisavam de técnicos para montar e consertar as máquinas. Levando em consideração que a população era majoritariamente analfabeta, haviam poucos que podiam despender um tempo para estudar uma profissão mais intelectualizada.
Hoje, vemos esses movimentos com robôs “tirando” o emprego de trabalhadores menos intelectualizados, porem há uma enorme demanda por programadores e técnicos em TI. Talvez, o grande problema de uma nação (principalmente as mais pobres per capta) não seja o avanço tecnológico que está roubando o trabalho dos mais pobres e sim a falta de investimento em educação básica e técnica que esteja roubando a oportunidade dessas pessoas serem recolocadas no mercado de trabalho.
E agora, por onde vamos começar essa revolução no ensino?
Bruno Royo – Assessor de Investimentos da Diagrama
Entre em contato conosco: (11) 99332-0861 | Rua Amazonas, 439 CJ 45 – São Caetano do Sul XP (ABC) | Av. Ibirapuera, 1753 – XP Moema – SP.
