#ColunaDiquinta – A cada dia mais globalizados

No final do século XIX, quando o império britânico chegou ao seu apogeu, John Maynard Keynes descreve que, antes de 1914:

“O morador de Londres podia encomendar pelo telefone, enquanto saboreava seu chá matinal, diversos produtos do mundo todo, aguardando sua entrega rápida em sua casa; ao mesmo tempo, e pelo mesmo meio, podia aventurar-se nos recursos naturais e em novos empreendimentos feitos em qualquer parte do planeta, colhendo seus frutos e vantagens posteriores”

A globalização se baseia em cinco principais fatores:

  1. Livre comércio. Governos do mundo todo derrubam diversas barreiras e tarifas sobre importações e exportações. A China, por exemplo, no final da década de 1980 removeu diversas barreiras comerciais e adotou reformas de livre comercio. O que significou que as nações mais ricas receberam um fluxo de mercadorias baratas provenientes da China.
  2. Terceirização. As companhias tem conseguido economizar transferindo a produção para países em desenvolvimento, obtendo produtos mais baratos devido aos baixos salários pagos a esses trabalhadores.
  3. A revolução nas comunicações. Duas revoluções importantes ajudaram no comércio internacional. A primeira foi a revolução nos transportes, que ficou conhecida como “conteinerização”. Na qual bens são transportados pelo mundo todo de forma padronizada e de baixo custo através de contêineres. A segunda foi a revolução da banda larga. Que proporcionou uma conexão rápida e barata para milhões de pessoas.
  4. Liberalização. A eliminação dos chamados controles à circulação de capital fez com que o dinheiro pudesse circular livremente entre diversas economias.
  5. Harmonização jurídica. Países do mundo todo se esforçam constantemente para alinhar suas leis sobre direitos de propriedade e de propriedade intelectual, para que, por exemplo, uma patente requerida nos EUA, seja reconhecida na Cina e vice-versa.

Resumindo, a globalização é a grande responsável por economias mais estáveis e por melhorar a qualidade de vida de bilhões de pessoas. A globalização é a adrenalina do capitalismo.

Como diria James Bond: “O mundo não é o bastante”

Bruno Royo – Assessor de Investimentos da Diagrama

Entre em contato conosco: (11) 99332-0861 | Rua Amazonas, 439 CJ 45 – São Caetano do Sul XP (ABC) | Av. Ibirapuera, 1753 – XP Moema – SP.

Deixe um comentário

Parabéns, sua solicitação foi recebida e você acaba de receber gratuitamente nosso incrível ebook.

Para baixar acesse o seu e-mail.