Crise política, lockdowns, restrições de locomoção, desemprego alto e ameaça de guerra. Quem olha esse cenário normalmente não consegue ver se temos alguma luz no fim do túnel para os investimentos ligados ao risco e a própria economia de um país, mesmo assim, na semana passada, tivemos a bolsa brasileira caindo muito menos que diversas bolsas ao redor do mundo.
O que é responsável por segurar a economia brasileira nesse período de crise? As commodities!
O Brasil é, como diz a música, abençoado por Deus e bonito por natureza. E a música não podia estar mais certa. O país é repleto de vantagens territoriais que beneficiam a fauna e a flora de modo em que somos um dos principais exportadores de commodities do mundo.
Seja devido as nossas exportações de soja, sejam por conta de nossa produção de minério de ferro, o fluxo financeiro e os empregos gerados pelas áreas ligadas aos commodities e suas exportações vem salvando a nossa economia desde o período colonial. O café, o setor de proteínas, a soja, a cana, o petróleo e os minérios geram diversos empregos ao longo de todo território nacional.
E, além de empregar diversas pessoas, também foi responsável pela bolsa brasileira não cair mais na semana passada. Empresas como Petrobras e Marfrig tem auxiliado a estancar as quedas no índice. Isso ocorre por conta de que essas ações têm alto impacto cíclico, e podem até ser beneficiadas por algumas crises que estamos vivendo ultimamente.
Enquanto ainda tivermos essas vantagens competitivas nas produções desses produtos, ainda seremos muito ajudados pelos anjos da guarda da bolsa brasileira. Sempre tenha uma carteira bem alocada com escolhas feitas com o auxílio de profissionais para ter sempre um bom peso nos setores protetores nos momentos em que sua carteira mais precisará.
Marcello Corsi Janota de Carvalho – Economista e Operador da Mesa de Renda Variável
Entre em contato conosco: (11) 99332-0861 | Rua Amazonas, 439 CJ 45 – São Caetano do Sul XP (ABC) | Av. Ibirapuera, 1753 – XP Moema – SP.
