#ColunaDiquinta- Privatização da Eletrobras

Mas, a Eletrobras já não tem ações na bolsa? Já, porém, o maior acionista continua sendo o Estado brasileiro. Ou seja, quem tem o controle da empresa, hoje, é o governo federal.

Ontem (18), o TCU (tribunal de Contas da União), aprovou – por 7 votos a 1 – a possibilidade de o governo abrir edital para venda de ações da companhia. Os ministros do tribunal avaliaram o modelo e o valor para a venda de ações da companhia na Bolsa de Valores.

Um dos principais defensores da venda do controle da companhia ainda este ano é o ministro da Economia, Paulo Guedes. Segundo ele, o processo de privatização vai “destravar as fronteiras de investimento” no setor de energia. O governo, inclusive, já preparou o terreno para que os trabalhadores possam comprar ações da Eletrobras. Em janeiro, a Caixa Econômica Federal publicou as regras para que os trabalhadores possam utilizar até 50% do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviços) na compra de ações da Eletrobras. Até R$ 6 bilhões do saldo total do FGTS poderá ser destinado à compra de ações da Eletrobras. 

Quais são os próximos passos?

Ainda faltam trâmites burocráticos para que o governo consiga concluir a privatização, que será realizada por meio do aumento de capital da empresa. Ou seja, novas ações da companhia serão lançadas na bolsa. Desta forma, reduzindo a participação do governo de 60% para 45%. Oficialmente, a União ainda não informou a data de privatização, mas deve acontecer até o final de junho, e no máximo, até meados de agosto.

Quais são os impactos?

Os especialistas dizem que não deve impactar muito a conta de luz do consumidor, nem no curto prazo. Aliás, por causas de alguns “jabutis” – trechos incluídos que extrapolam o assunto original – devemos ter no longo prazo, um aumento no custo da operação. O máximo de redução que devemos ter ainda esse ano, seria de 3%.

Já pensou em ser acionista da Eletrobras (ELET6)?

Bruno Royo – Assessor de Investimentos da Diagrama

Entre em contato conosco: (11) 95091-2770 | Rua Amazonas, 439 CJ 45 – São Caetano do Sul XP (ABC) | Av. Ibirapuera, 1753 – XP Moema – SP.

Deixe um comentário

Parabéns, sua solicitação foi recebida e você acaba de receber gratuitamente nosso incrível ebook.

Para baixar acesse o seu e-mail.