#ColunaDiquinta – Qualidade de Vida Privada

Você já deve ter se perguntado como é a qualidade de vida no Brasil em comparação com os EUA. Bom, existem algumas maneiras de avaliar isso. Uma delas, meu colega Marcello já abordou em sua coluna, quando discorreu sobre o índice Big Mac, que compara o poder de compra entre os países.

Porém, existe um jeito de verificar como os domicílios estão equipados, assim, podemos analisar se as famílias possuem acesso aos mesmos produtos e serviços. Principalmente, aos produtos mais básicos e que aumentam significativamente a qualidade de vida. Os famosos bens duráveis.

Se colocarmos os quatro itens mais essenciais para uma casa: energia elétrica, geladeira, fogão e saneamento básico. O Brasil está no mesmo patamar que os EUA em três dos quatro itens. Em ambos os países, 99% dos domicílios possuem energia, geladeira e fogão. Entretanto, apenas, 65% das casas brasileiras possuem acesso a abastecimento de água e coleta de esgoto (saneamento básico) contra 99% dos americanos. Esse “gap” é uma das principais diferenças na qualidade de vida.

O Marco Legal do Saneamento, aprovado esse ano pelo Congresso Nacional, tem como objetivo diminuir essa desigualdade. Com mudanças na lei e novas metas, esse projeto possibilita empresas privadas disputarem esse setor, a fim de trazer segurança e inovação para universalizar a distribuição de água e esgoto em todo país.

Com isso, teremos uma população mais saudável e menos doente, aumentando a produtividade e contribuindo para expansão das empresas e do país.

Saneamento é dignidade, todos tem direito!

Bruno Royo – Assessor de Investimentos da Diagrama

Entre em contato conosco: (11) 95091-2770 | Rua Amazonas, 439 CJ 45 – São Caetano do Sul XP (ABC) | Av. Ibirapuera, 1753 – XP Moema – SP.

Deixe um comentário

Parabéns, sua solicitação foi recebida e você acaba de receber gratuitamente nosso incrível ebook.

Para baixar acesse o seu e-mail.