#ColunaDiquinta – Sócio trabalhador

Com a privatização da Eletrobras, todos trabalhadores com saldo maior de R$ 400,00 vão poder usar até 50% do saldo do FGTS em um fundo que sofre a variação da ação da Eletrobras (ELET6).

Esse tipo de fundo existe há 20 anos, com a privatização da Petrobras e depois da Vale. Chamado de Fundo Mutuo de Privatização (FMP). Através disso, os trabalhadores conseguem investir seu FGTS em ações de empresas estatais que passam pelo processo de privatização. Todos os bancos e corretoras podem ter FMP dessas empresas.

Ao longo de 20 anos desde a privatização, as ações da Petrobras renderam 1.100%, enquanto o papeis da Vale valorizaram 3.900%, contra os 3% ao ano que rende o FGTS, menor que a poupança.

No FMP da Eletrobras, o investidor precisa ficar, no mínimo, um ano no fundo, sem a possibilidade de resgatar as cotas. Porém, se for demitido, compre um imóvel ou se enquadre em qualquer exigência de saque do FGTS, poderá sacar a aplicação antes do prazo. Com a tributação igual das ações, de 15%, e com uma taxa de administração de 0,20% (na XP).

Os pedidos de reserva dos valores do FGTS poderão ser feitos a partir desta sexta-feira (3). Contudo, já é possível autorizar a escolha da corretora no app do FGTS. Na tela principal, basta clicar em “Autorizar bancos a consultarem seu FGTS”. Na mesma tela é possível consultar os valores que poderão ser aplicados no fundo. Depois, vá até a opção “Aplicação nos fundos mútuos de privatização FGTS”, selecione o fundo “FMP ELETROBRAS” e clique em “Continuar”. Então, leia e aceite o termo, e depois escolha o banco na lista de Administradoras FMP.

Vamos rentabilizar melhor seu fundo de garantia e parar de perder para a Poupança?

Bruno Royo – Assessor de Investimentos da Diagrama

Entre em contato conosco: (11) 95091-2770 | Rua Amazonas, 439 CJ 45 – São Caetano do Sul XP (ABC) | Av. Ibirapuera, 1753 – XP Moema – SP.

Deixe um comentário

Parabéns, sua solicitação foi recebida e você acaba de receber gratuitamente nosso incrível ebook.

Para baixar acesse o seu e-mail.