#Cafénomia – Especial Meio Ambiente

Ontem (05), foi o dia Mundial do Meio Ambiente. A rotina intensa, nos faz esquecer, as vezes, das noções mais básicas sobre ecologia. Porém, não vou tratar dos temas básicos abordados em escolas primárias sobre meio ambiente. Hoje, abordarei como a ecologia ajuda a sociedade a poupar dinheiro.

Sim, você leu certo! Ecologia não serve só para que se tenha melhor qualidade de vida, mas, ajuda a economizar dinheiro, E MUITO!

Acredito que na maioria dos escritórios, tenha o local para que os membros façam uma pausa para o café. Nesse momento, vários se dirigem ao dispender de copos e pegam um copinho de plástico descartável de 50 ml. Após se deliciar com o café, se joga fora o copo no primeiro lixo que se viu pela frente. Então, existem duas alternativas para esse copo: ele pode ter sido jogado em um lixo comum ou pode ter sido destinado a um lixo reciclável.

Caso tenha sido destinado ao lixo comum, o copo vai passar por todo o processo de coleta e será destinado a um aterro sanitário pela prefeitura local. Lá, ele será processado e enterrado para que se decomponha no solo junto dos demais resíduos orgânicos. Diferente dos orgânicos, o copo, junto dos demais produtos recicláveis que foram para o lixo, irão demorar décadas a mais para se decompor, fazendo com que aquele aterro, que poderia ter sido transformado em algum tipo de vegetação ou plantio de alimentos fique como uma terra inútil e gere problemas de saúde para as comunidades vizinhas por muito mais tempo que era o necessário. Desta forma, gerando inúmeros gastos terciários.

Outra alternativa, é que ele tenha sido descartado em um lixo reciclável. Ao passar pela coleta especializada, ele será separado e levado a algum centro de processamento onde será limpo, decomposto e reutilizado para gerar um polímero plástico. Polímero esse, que é mais barato que o polímero extraído do petróleo. Posteriormente, esse produto será reutilizado para fazer uma outra mercadoria e revendido para outra finalidade, gerando lucro no processo.

Reparou nas diferenças? Na primeira situação, foi gerado custos no presente, no futuro e custos diretos/indiretos. Na segunda situação, os custos que foram obtidos no processo foram compensados com o lucro obtido na venda de um produto novo.

Qualquer empreendedor, pequeno ou grande, sabe que é possível transformar uma linha de prejuízo em uma linha de lucro, mas mudanças devem ser feitas para que isso ocorra. Na sociedade, não deveria ser diferente. Existe uma mudança do meio ambiente com a reciclagem? Sim, mas não se limita a somente isso. Podemos fazer com que milhões ou bilhões de reais gastos pela sociedade se tornem lucro simplesmente fazendo o mínimo de descarte de lixo adequadamente. Já passou para pensar o que o resto pode fazer?

Não sei vocês, mas eu prefiro ganhar dinheiro a perder ele. E você? Está ganhando ou está perdendo? Se a sua resposta foi “Estou perdendo”, te garanto que o jogo tem que mudar!

Marcello Corsi Janota de Carvalho – Economista e Operador da Mesa de Renda Variável

Entre em contato conosco: (11) 95091-2770 | Rua Amazonas, 439 CJ 45 – São Caetano do Sul XP (ABC) | Av. Ibirapuera, 1753 – XP -Moema – SP.

Deixe um comentário

Parabéns, sua solicitação foi recebida e você acaba de receber gratuitamente nosso incrível ebook.

Para baixar acesse o seu e-mail.