#ColunaDiquinta – Toque de Midas

Na Grécia antiga, começou a se cunhar ouro para utilizar como moeda de troca. Depois, para facilitar ainda mais as trocas no comércio, as pessoas começaram a depositar seu ouro nos cofres de banco e recebiam em troca notas promissórias, que era utilizado como meio de troca no lugar do ouro. É muito mais fácil carregar notas do que ouro. Essas notas, asseguravam a promessa que você poderia chegar no banco e trocar pelo metal precioso a qualquer momento. Foi assim que surgiu o primeiro sistema monetário da história, o Padrão Ouro.

Esse padrão ouro não foi algo imposto a população por um governo. Foi algo espontâneo que aconteceu simultaneamente em diversas partes do mundo. O ouro não precisa de um governo para ser viável. Historicamente, eram os bancos os responsáveis por fornecer ouro confiável a população.

Nesse sistema, uma unidade monetária, era um peso correspondente a uma quantidade especifica de ouro. Por exemplo, inicialmente US$ 1,00 era equivalente a 1/20 de uma onça de ouro (Onça = Oz: sistema de medida de peso). Ou seja, os países precisavam manter parte de suas reservas em forma de ouro, para seu dinheiro ter lastro. Então, se um país tivesse uma balança comercial superavitária (Exportação > Importação), esse país deveria importar ouro dos países Deficitários.

Logo, um país superavitário teria uma oferta de moeda maior, o que faria seus preços subirem e perder competitividade. E um país deficitário teria uma oferta monetária menor, o que faria seus preços caírem e ganharem competitividade. Isso, para que no próximo período, o país deficitário virasse superavitário e vice versa, equilibrando o comercio internacional.

Esse padrão durou anos, mas hoje ele é só história. Na próxima coluna, abordarei o que houve com o Padrão Ouro e qual o sistema que utilizamos hoje. Só digo uma coisa, confiança é tudo.

Bruno Royo – Assessor de Investimentos da Diagrama

Entre em contato conosco: (11) 95091-2770 | Rua Amazonas, 439 CJ 45 – São Caetano do Sul XP (ABC) | Av. Ibirapuera, 1753 – XP Moema – SP.

Deixe um comentário

Parabéns, sua solicitação foi recebida e você acaba de receber gratuitamente nosso incrível ebook.

Para baixar acesse o seu e-mail.