#ColunaDiQuinta – Regras para a Felicidade!

Primeira regra: Não há regras.

A felicidade é um estado de espirito, não uma constante. O psiquiatra Augusto Cury, diz “Ser feliz é deixar de ser vitima dos problemas e se tornar um autor da própria história”. Quando falamos da nossa vida financeira, temos de ser os autores do nosso próprio sucesso.

Mas, como fazer isso?

Bom, aí sim teremos algumas regras para seguir. Nada muito complicado, apenas aplicar o bom senso, aos nossos gastos. Muitas pessoas, gastam o dinheiro que não tem, para comprar coisas que não precisam, para impressionar pessoas que não gostam. Nunca gaste seu dinheiro antes de recebe-lo.

Controlar a forma como você utiliza o seu dinheiro é o primeiro passo para garantir sua felicidade financeira. Mantenha seu orçamento sob controle, com sua planilha atualizada. O ponto de partida, sempre será sua receita liquida. Caso tenha contas em atraso ou perceba que seu orçamento anda bastante apertado, procure agir o mais rápido possível. Faça uma estratégia para quitar sua dívida, corte gastos e/ou reduza despesas.

Observe a forma como você consome. Se possível, quantifique e qualifique isso, em suas planilhas. Sempre se pergunte “eu preciso mesmo comprar esse produto? Tenho dinheiro para isso? Isso terá um impacto positivo na minha vida?”. Use as parcelas de forma moderada e responsável. Nem sempre é ruim parcelar uma compra, mas para essas parcelas virarem uma bola de neve, é uma linha tênue.

Trace metas financeiras e objetivos de vida. Você verá que será mais facil organizar seu orçamento para atingi-las. Essas metas vão te ajudar a gastar e se aprimorar, para ter uma receita maior, com mais eficiência. Certas despesas e prioridades, mudam com o passar do tempo. Sempre, revisite sua planilha.

Estabeleça o habito de poupar, todo mês. Não invista o que sobrar, destine parte da sua receita liquida, para os investimentos. Determine um valor, ou uma porcentagem da sua receita para poupar. Um dos maiores erros, é receber o salário, pagar suas contas fixa e variáveis e o que sobrar na conta, destinar para o seu futuro. Priorize seu futuro!

“Não poupe o que sobra depois de gastar, gaste o que sobra depois de poupar” – Warren Buffett

Imprevistos acontecem, esteja preparado. Tenha uma reserva de emergencia (por favor, não use a caderneta de poupança para isso). Uma reserva, é um dinheiro seguro, que você poderá retirar a qualquer momento. Hoje em dia, existem fundos de renda fixa que fazem um excelente trabalho para essa finalidade. Além da reserva, que seria seu plano B, tenha um plano C (porque quando as coisas começam a dar errado, elas podem dar muito errado). Seguros de vida e seguros em vida são excelentes planos Cs. Mas não contrate um seguro qualquer de um banco convencional. Existem apólices americanas, que fazem um trabalho muito melhor. Esse tipo de apólice, você pode encontrar com seu assessor da XP.

O que me leva a última dica…

Mantenha-se sempre informado, leia o jornal, pesquise diversas fontes, estude sobre investimentos, e claro, procure um profissional do mercado para te auxiliar. Se você não é da área, dificilmente vai aproveitar as melhores oportunidades que o mercado pode oferecer. É como estar passando mal e se medicar sozinho. Pode funcionar, mas há grandes chances de você ter um efeito colateral indesejado. Por isso, quando precisar cuidar do seu dinheiro, procure um assessor. E quando passar mal, procure um médico.

Faça o que for necessário para ser feliz. Mas não se esqueça que a felicidade é um sentimento simples, você pode encontra-la e deixa-la ir embora por não perceber sua simplicidade.

Bruno Royo – Assessor de Investimentos da Diagrama

Entre em contato conosco: (11) 95091-2770 | Rua Amazonas, 439 CJ 45 – São Caetano do Sul XP (ABC) | Av. Ibirapuera, 1753 – XP Moema – SP.

Deixe um comentário

Parabéns, sua solicitação foi recebida e você acaba de receber gratuitamente nosso incrível ebook.

Para baixar acesse o seu e-mail.