No mês passado o Brasil foi agraciado pela primeira queda nos níveis de preços em muito tempo. A deflação gerou uma onda de otimismo que contaminou o mercado brasileiro e demonstrou para o mundo que o Brasil está agindo de forma correta referente as posições adotadas para não deixar a inflação ficar descontrolada, gerando um fluxo de entrada de divisas estrangeiras, que teve até mesmo seu impacto na bolsa de valores. Na última semana, tivemos um dado que animou ainda mais e provocou um alívio maior, a redução dos preços dos combustíveis vindo da Petrobrás.
Com uma redução de aproximadamente 7%, já conseguimos ver no final da semana passada um alívio nos postos. Apesar do primeiro impacto ser nítido, a redução nos preços dos combustíveis, irá acarretar um efeito cascata nos preços.
Como insumo básico para o transporte, a redução do combustível irá gerar um efeito em cadeia nos demais produtos do mercado. Começando pelo frete, teremos reduções de preços ou aumentos menores do que os esperados, fazendo com que se tenha uma nova redução na inflação brasileira no próximo período. A depender do posicionamento dos principais formadores de preços de seus mercados, é possível que tenhamos mais um mês de deflação na economia, gerando assim mais uma onda de otimismo perante os demais países.
Porém, nem tudo são flores. Da mesma forma que falamos no “#Cafénomia – O Respiro” (https://www.diagramainvestimentos.com.br/noticias/cafenomia-o-respiro), a inflação não é uma vilã por si só. A inflação equilibrada pode demonstrar um bom aquecimento da economia e seu crescimento. Deflação no curto prazo é muito bom após um período de inflação descontrolada, porém, uma deflação prolongada pode iniciar uma espiral deflacionária que retire o crescimento do país e o faça entrar em recessão econômica.
A desaceleração da inflação que estávamos tendo é algo a se comemorar, porém, caso a situação volte a ficar sem controle, somente ações eficazes e precisas do governo e Banco Central conseguiram manter a economia brasileira no eixo correto. Vamos torcer para que continuem acertando da mesma forma que o Banco Central tem acertado até agora.
Marcello Corsi Janota de Carvalho – Economista e Operador da Mesa de Renda Variável
Entre em contato conosco: (11) 95091-2770 | Rua Amazonas, 439 CJ 45 – São Caetano do Sul XP (ABC) | Av. Ibirapuera, 1753 – XP -Moema – SP.
Imagem: Yahoo
