A moeda pode atingir a paridade com o dólar, segundo especialistas
A libra opera em queda nesta quarta-feira, após o anúncio do Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês) de que vai comprar “temporariamente” títulos de dívida de longo prazo do Reino Unido, o que significa a adoção de uma “quantitative easing (QE na sigla em inglês) temporário.
A moeda renovou as suas mínimas históricas hoje de manhã e pode atingir a paridade com o dólar, segundo especialistas.
Às 9h15, a libra operava em queda de 0,98%, a US$ 1,06205. A moeda britânica também tinha queda de 0,80% em relação ao euro, a 1,10895. No mesmo horário acima, o euro registrava retração de 0,18%, a US$ 0,95782. O índice DXY, que mede o peso do dólar ante seis moedas de mercados desenvolvidos, operava em alta de 0,25%, a 114,389 pontos. A moeda americana avançava 0,01% ante a divisa japonesa, a 144,717 ienes.
Segundo o documento divulgado pelo BoE, o Comitê de Política Financeira da autoridade monetária observou os riscos para a estabilidade financeira do Reino Unido devido à disfunção no mercado de Gilts. “Essas compras serão estritamente de prazo limitado. Destinam-se a resolver um problema específico no mercado de títulos governamentais de longo prazo. Os leilões ocorrerão de hoje até 14 de outubro”, aponta trecho do comunicado. “As compras serão desfeitas de forma suave e ordenada, uma vez que os riscos para o funcionamento do mercado tenham diminuído. ”
Os rendimentos dos Gilts de 10 anos do Reino Unido subiram com força no maior nível desde 2008, após o Fundo Monetário Internacional (FMI) e a agência de classificação de riscos Moody’s criticarem os planos do governo britânico para grandes cortes. Contudo, o rendimento do Gilt de 10 anos operava em queda após as medidas, a 4,283%, de 4,504% no fechamento anterior.
A libra teve uma leve melhora após o anuncio do BoE, mas os mercados continuam preocupados com o plano do Reino Unido de aplicar grandes cortes de impostos. “Alguma estabilidade pode surgir para a libra no curto prazo, mas provavelmente temporária, já que o Reino Unido continua a ir em direção à prodigalidade fiscal”, afirmou a TD Securities.
Na sessão de hoje, o dólar segue forte também ante moedas de mercados emergentes, avançando 0,80% ante o yuan chinês. A moeda americana tem queda de 0,59% em relação ao peso chileno.
Fonte: Valor Investe
