#Cafénomia – Derivativos

O mercado financeiro, sem dúvidas, oferece diversas formas de investimentos. É possível investir desde as formas mais simples até nas complexas operações que necessitam um tempo maior para planejar e executar da forma correta. Dentre as formas mais complexas, uma das mais utilizadas no mundo os derivativos que existem no mercado financeiro.

Os derivativos se originaram há séculos e consiste em forma simplória, em um contrato acordado entre ambas as partes, onde se propõem a cumprir uma determinada ação dado a uma determinada condição, utilizando assim um ativo base e um tempo base.

Essa definição genérica mostra quão amplo e complexo o derivativo pode se tornar. Alguns derivativos são mais simples e padronizados, de forma a conseguirem ser negociados em books de ofertas em homebrokers por todo mundo. Outros possuem diversas peculiaridades, podendo até mesmo se desfazer em caso de certos fatores serem atingidos. Esses contratos com maiores especificações só conseguem ser negociados no mercado de balcão, processo que até alguns anos atrás, era restrito somente aos grandes players e ao mercado institucional.

Porém, tudo mudou com a democratização realizada pela XP. Focada em investimentos que melhorem o processo, a tecnologia e, principalmente, o modo de aplicação de todos os investidores, a maior instituição de investimentos da América Latina conseguiu trazer uma vasta gama de produtos em derivativos de balcão ao pequeno e médio investidor.

Através de investimentos empacotados e já planejados, os investidores não necessitam ficar à “mercê” da variação do Ibovespa para ganhar junto a renda variável. Através de uma COLLAR, por exemplo, é possível participar de uma alta limitada do ativo, reduzindo ou até mesmo zerando a participação com a queda dele e ter um custo efetivo se ter comprado as ações, somente. Ou pode-se tentar mimetizar a renda fixa através de uma RUBI, operação que rentabiliza uma taxa fixa extremamente superior ao CDI e o valor investido, desde que o ativo não caia um determinado patamar naquele período. Essas são somente algumas das inúmeras situações que conseguem ser atingidas através dos produtos estruturados.

Hoje, esses produtos são de fácil aporte a qualquer um que tenha um assessor de investimentos da XP, que possua mesa de renda variável interna e que tenha um perfil de investimento adequado para tal.

Se você tem perfil e deseja conhecer mais sobre as inúmeras formas de rentabilizar seu recurso em renda variável, entre em contato conosco.

Marcello Corsi Janota de Carvalho – Economista e Operador da Mesa de Renda Variável

Entre em contato conosco: (11) 95091-2770 | Rua Amazonas, 439 CJ 45 – São Caetano do Sul XP (ABC) | Av. Ibirapuera, 1753 – XP -Moema – SP.

448 comentários em “#Cafénomia – Derivativos”

Deixe um comentário

Parabéns, sua solicitação foi recebida e você acaba de receber gratuitamente nosso incrível ebook.

Para baixar acesse o seu e-mail.