#ColunaDiquinta – Por que os juros são altos no Brasil?

Primeiro precisamos entender o que é a taxa de juros. A taxa de juros é determinada pela oferta e demanda de dinheiro. Estruturalmente a economia tem famílias que poupam. No outro ponto, temos os tomadores, em seu maior volume são as empresas. Assim como o governo, que é o que mais toma dinheiro emprestado (no caso brasileiro).

Isso quer dizer que no final das contas, temos uma demanda por crédito maior que a oferta.
No Brasil, temos uma distribuição de renda muito baixa, as famílias são pobres e não poupam porque acabam gastando tudo para subsistir. Logo, temos pouca poupança e muita gente querendo pegar dinheiro emprestado. Até por isso, a taxa de juros no Brasil é maior que em muito lugar do mundo.

Como fechamos essa conta?

Trazendo dinheiro de fora para emprestar aqui. Mas, antes precisamos convencer o investidor estrangeiro a fazer esse movimento. E só conseguiremos isso mostrando que está tudo bem no Brasil. Se a coisa fica ruim aqui, o estrangeiro pega o dinheiro dele e leva para outro lugar e vemos a taxa de juros subindo.

Agora temos outro obstáculo

Temos que convencer o estrangeiro a investir no Brasil quando o país está bom e quando o mundo está ruim. Na cabeça do gringo, não adianta só o Brasil estar bem, o mundo tem que estar bem também. Porque quando o mundo está ruim, ele vai procurar um mercado seguro e de bastante liquidez, o mercado americano. Mesmo aqui estando as mil maravilhas, o investidor tem que estar convencido que essa crise não chegará aqui. E ninguém pode prever isso.

E quando economias como os EUA sobem os juros, isso atrai mais investidores para lá, retirando o dinheiro estrangeiro do setor produtivo brasileiro. Obviamente, isso afeta diretamente nossa economia.

Mas então, estamos à mercê dos estrangeiros?

Bom, o Brasil é um país altamente produtivo em commodities. Com a guerra na Ucrânia, o mundo abriu os olhos e tem parado de negociar com algumas autocracias mais instáveis, procurando um substituto a altura. O Brasil se beneficia nesse caso, por ter grande diversidade de produtos exportados e ser uma democracia funcional. Sem falar, que somos um dos únicos países do mundo que já está dando sinais de controle na inflação.

Só precisamos que o governo mostre que está disposto a fazer um trabalho sério na parte fiscal. Sem ficar gastando mais que arrecada e sem dar calote em dívidas, que temos todos os cenários para prosperidade nos próximos anos. Caso contrário, pagaremos essa conta lá na frente.

“Você não consegue escapar da responsabilidade de amanhã esquivando-se dela hoje”Abraham Lincoln

Bruno Royo – Assessor de Investimentos da Diagrama

Entre em contato conosco: (11) 95091-2770 | Rua Amazonas, 439 CJ 45 – São Caetano do Sul XP (ABC) | Av. Ibirapuera, 1753 – XP Moema – SP.

Imagem: Marcello Casal Jr. | Agência Brasil

Parabéns, sua solicitação foi recebida e você acaba de receber gratuitamente nosso incrível ebook.

Para baixar acesse o seu e-mail.