#Decodificando – Festa do Bitcoin

O mundo das criptomoedas vive um momento muito delicado, que estagnou o preço do Bitcoin em cerca de US$ 16.000. Em termos reais, a moeda caiu 66% desde o início do ano, passando de 265 mil reais para o patamar atual de 89 mil reais. Mas o que exatamente isso significa? É o fim do Bitcoin? Comprar bitcoin ainda faz sentido?

Para entender o que está acontecendo com o Bitcoin, você precisa entender alguns dos conceitos por trás da moeda. Algumas pessoas pensam que o Bitcoin é um esquema de pirâmide, mas essa é uma premissa completamente falsa. De fato, a estrutura do blockchain nada tem a ver com a pirâmide, e os investidores não recebem absolutamente nenhuma promessa ou garantia na hora de comprar, ao contrário do que acontece nos esquemas Ponzi.

O que é Bitcoin?

Criado pela solução de um problema matemático altamente complexo que produz blocos digitais criptografados em um processo chamado mineração, o Bitcoin é 100% um ativo digital e não pode ser duplicado. Então já começa a ter valor. É como se cada bitcoin fosse uma moeda de papel real com um número de série específico. Além disso, existem duas propriedades muito importantes que lhe conferem valor: o Bitcoin não é controlado por um estado e é deflacionário. Isso significa que os governos não podem controlar a emissão de bitcoins.

É hora de vender Bitcoin?

Mesmo com tantas vantagens, muitos investidores ainda têm medo de comprar Bitcoin, principalmente no momento mais crítico. “Ah, Mathteus, mas o bitcoin tá caindo” é o que mais ouço hoje em dia. Sim, o preço do bitcoin caiu muito. No entanto, se você olhar de perto, verá que o Bitcoin sobe e desce devido aos chamados eventos de liquidez. Dito isso, de tempos em tempos ocorrem alguns eventos extraordinários que acabam derrubando o preço das criptomoedas. Mas ela continua subindo. Observe que, em 2015, cada bitcoin valia pouco mais de 1.200 reais.

O que temos agora é o cenário de incerteza da corretora. Isso porque, nos últimos meses, várias corretoras de criptomoedas faliram, como Voyager, Celsius, FTX e agora a BlockFi. No entanto, isso não significa que o Bitcoin vai quebrar!

Acredito que quanto mais dinheiro for injetado na economia, quanto mais instável e inflacionária for a economia, mais as pessoas verão o Bitcoin como uma rota de fuga. Prova disso é o que está acontecendo em países vizinhos como Venezuela e Argentina, onde os volumes de transações de Bitcoin vêm aumentando. No final das contas, o que eu mais amo é a liberdade que o Bitcoin oferece! E acho que a melhor janela de oportunidade surge exatamente neste momento, quando a moeda enfrenta uma grave crise de confiança. Um número bom é cerca de 2% a 5% do patrimônio!

Matheus Lourenço – Assessor de Investimentos

Entre em contato conosco: (11) 95091-2770 | Rua Amazonas, 439 CJ 45 – São Caetano do Sul XP (ABC) | Av. Ibirapuera, 1753 – XP -Moema – SP.

Parabéns, sua solicitação foi recebida e você acaba de receber gratuitamente nosso incrível ebook.

Para baixar acesse o seu e-mail.