Não é surpresa para ninguém que o Banco Central brasileiro está aumentando a taxa de juros a algum tempo. Alguns reflexos desse aumento já podem ser sentidos pelos tomadores de crédito que vem tendo taxas mais elevadas em seus empréstimos, porém, diferente do que as caras de alguns produtores de vídeo da internet expressem em suas imagens de capa de vídeo, os aumentos, até o momento, foram bons e necessários.
Para entender o porquê disso, devemos voltar algumas casas no raciocínio e pensar no por que se aumenta a taxa básica de juros em uma economia. Muito diferente do que alguns podem pensar que serve para ajudar aos rentistas, as taxas de juros variam para ajudar a economia a se equilibrar. Caso não se utilize esse instrumento monetário, o descompasso entre a demanda de produtos pela oferta deles pode demorar um tempo muito superior para se estabilizar, gerando uma inflação que, não somente será mais elevada, como também mais persistente.
Como já vimos no Brasil entre 1980 e 1990, período em que tivemos a hiperinflação brasileira, a inflação descontrolada pode ser desastrosa para a economia e corroer o poder de compra de, não somente da geração atual, mas ainda das futuras gerações que virão. Um governo que controle da forma adequada a inflação de seu país conseguirá estimular a economia de forma saudável e ajudará a se buscar mais riquezas para seus cidadãos.
Porém, como vimos também no período hiperinflacionário, somente a elevação da taxa de juros não é o suficiente para conter uma inflação em que a causa não é a demanda e sim pela oferta baixa. Nessas situações, o aumento da produção e da produtividade no país são as armas necessárias para combater os aumentos generalizados de preços e ajudar a economia a crescer. Mas, seu estímulo já depende mais de outros fatores associados as partes dos três poderes, o executivo, legislativo e o judiciário, inclusive das partes opositoras que temos em qualquer governo do mundo.
Marcello Corsi Janota de Carvalho – Economista e Operador da Mesa de Renda Variável
Entre em contato conosco: (11) 99332-0861 | Rua Amazonas, 439 CJ 45 – São Caetano do Sul XP (ABC) | Av. Ibirapuera, 1753 – XP Moema – SP.
