#Cafénomia – Como se preparar para o pós-guerra?

Creio que todos tenham visto a investida Russa sobre a Ucrânia e estamos vendo esses impactos ao longo dessas últimas semanas. As consequências da invasão foram estampadas na maioria dos jornais. Agora, nos resta pensar no que pode ocorrer no pós-guerra e no que temos que ficar de olho em nossos investimentos.

A principal resposta dos países a incursão no início é a que temos que olhar no momento, as sansões econômicas. Sempre que temos algum tipo de interferência na comercialização de algum produto o impacto direto que teremos nele é o aumento de sua escassez e, consequentemente, o aumento dos preços dos produtos. Agora com uma boa parte das sansões já anunciadas, devemos ver os impactos delas e a resposta Russa a elas.

Foquemos no mais imediato para a Europa, o gás natural e o petróleo. Com o aumento das tensões, as sansões contra um dos principais produtos russos para a Europa causa uma coisa pior do que um aumento no custo para cozinha, ela impacta como as pessoas irão se esquentar no inverno. O inverno europeu é severo, e por conta disso, eles necessitam de grandes quantidades de gás natural por semana para manter aquecidas as suas casas, escolas e demais construções. Além disso, o aumento do petróleo impacta em um aumento nos combustíveis, que impactam a vida como um todo. Como um de seu principal fornecedor sofrendo sansões, eles terão que comprar o gás e petróleo de outros produtores e, com isso, se aumenta a escassez de um produto que vimos tanto subir de preço em 2021.

Um outro produto que impacta diretamente a nós é o trigo. Tanto a Rússia quanto a Ucrânia são grandes exportadores desse grão tão consumido ao redor do mundo. Com as sansões e o conflito tendo gerado estragos, teremos uma redução da quantidade de trigo disponível, aumentando o custo de fazer pão francês, macarrão e outros produtos que necessitem de farinha.

Além dos citados aqui, ainda temos uma infinidade de outros produtos que sofrerão com o aumento de preços, mas o que fazer quanto a isso? Vamos ver duas dicas que podem nos ajudar.

Procure produtos a substitutos entre si. Já ouviu falar a velha frase “quem não tem cão caça com gato”? Ela exemplifica a ideia. Procure trocar o consumo do bem que você gostaria por outro similar. Em vez de comprar farinha de trigo, procure outros tipos de farinha ou até outros tipos de carboidratos que não tenham subido tanto de preço. Nem todos os produtos podem ser facilmente substituídos, mas isso já ajudará a economizar e salvar seu bolso.

Uma outra alternativa é voltar a um costume velho do brasileiro, o de fazer compras grandes. Em momentos de promoção, é viável comprar uma grande quantidade daquele produto, como aproveitar uma promoção de arroz ou de legumes congelados. Somente cuidado para não cair na armadilha de comprar produtos próximos do vencimento.

Continue sempre procurando novas informações nas redes de notícias para se manter informado. Nunca se sabe quando novas sansões serão aplicadas ou se alguma das antigas sejam retiradas.

Marcello Corsi Janota de Carvalho – Economista e Operador da Mesa de Renda Variável

Entre em contato conosco: (11) 99332-0861 | Rua Amazonas, 439 CJ 45 – São Caetano do Sul XP (ABC) | Av. Ibirapuera, 1753 – XP Moema – SP.

 Foto: Carlos Barria/Reuters

Deixe um comentário

Parabéns, sua solicitação foi recebida e você acaba de receber gratuitamente nosso incrível ebook.

Para baixar acesse o seu e-mail.