#Cafénomia – Doação de sangue: Muito além do altruísmo

Todos já devem ter visto ao menos uma campanha de doação de sangue em suas vidas. Todos os dias, centenas de pessoas necessitam de doações de sangue para poderem continuar vivendo. Seja devido a acidentes ou devido a procedimentos cirúrgicos, diversos litros de sangue são utilizados mundo a fora.

Só no Brasil são usadas em média mais de cinco mil e quinhentas bolsas de sangue ao longo de um único dia (https://www.unimedjp.com.br/noticia/brasil-precisa-de-55-mil-bolsas-de-sangue-por-dia-para-atender-demanda/6716). Apesar de ser um número que, por si só, se é elevado, devemos lembrar que nos períodos festivos são necessárias ainda mais bolsas de sangue, principalmente, devido ao de acidentes de transito causados pela época de final de ano (https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2019/12/25/interna_cidadesdf,816404/doacao-de-sangue-fim-do-ano-aumenta-necessidade-de-manter-estoque.shtml).

Essa demanda elevada de sangue faz com que o custo para o estado em manter um estoque mínimo de sangue no Brasil custe cifras milionárias para os cofres públicos. Se pegarmos alguns dados, que não estão corrigidos pela inflação, a importação de produtos hemoderivados (derivados do sangue) somou ao custou ao governo mais de 140 milhões de reais em 1997, valor que, caso corrigido pelo IPCA, representaria hoje 592 milhões de reais (https://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff121008.htm). Cada doação que o sistema brasileiro de saúde recebe auxilia na redução de produtos hemoderivados, auxiliando na redução do rombo público.

Além de ser tratado como questão de saúde, a doação de sangue no Brasil também deveria se tratada como forma de política pública e redução de gastos públicos, beneficiando não somente ao indivíduo que receberá a doação, mas também toda a sociedade. Uma das situações que a maior parte dos jornais tratou nos últimos anos foi do problema que toda a dívida pública. Com mais de 220 milhões de habitantes, o Brasil não é um país que pode ficar dependente de importações para não deixar faltar uma dar coisas mais importantes para a sobrevivência do ser humano, o sangue que corre em suas veias.

Nesse final de ano separe um tempo da sua semana e faça uma doação de sangue. Os benefícios que ela pode causar vão muito além de salvar uma vida, e, como foi visto, pode te impactar de forma mais rápida que o imaginado.

Marcello Corsi Janota de Carvalho – Economista e Operador da Mesa de Renda Variável

Entre em contato conosco: (11) 99332-0861 | Rua Amazonas, 439 CJ 45 – São Caetano do Sul XP (ABC) | Av. Ibirapuera, 1753 – XP Moema – SP.

1 comentário em “#Cafénomia – Doação de sangue: Muito além do altruísmo”

Deixe um comentário

Parabéns, sua solicitação foi recebida e você acaba de receber gratuitamente nosso incrível ebook.

Para baixar acesse o seu e-mail.