#Cafénomia – Expectativa é a chave

A volatilidade gerada pelas falas de Jerome Powell marcou o mercado da última sexta-feira (26). As falas do Presidente do FED causam receios de aumentos maiores de juros e impactam o mercado. Tudo é pressionado pelo fato de estar se esperando que se tenha uma inflação no fechamento do ano mais elevada do que o objetivo. E, para fechar com chave de ouro, a possibilidade de se ter uma recessão na economia estadunidense piora ainda mais tudo. Reparou que em todos os motivos falados acima, todos eles estão no futuro? Nenhum dos casos acima ocorreu antes do mercado reagir a ele. O FED ainda não executou o aumento comentado, a economia norte americana não confirmou a recessão e o ano não acabou para se ter a certeza de quanto se teve de inflação.

É normal pensarmos em efeitos de ação e reação. Algo ocorre e as pessoas reagem ao que ocorreu. Se fica doente, se procura um médico. Ao quebrar algo, se chama a manutenção. Porém, não é somente dessa forma que as pessoas reagem.

Com o objetivo de se estar preparado para o futuro, as pessoas tentam estimar o que ocorrerá e já tomar atitudes hoje para minimizar efeitos negativos futuros ou até mesmo potencializar os positivos. Pode-se ver isso no próprio decorrer do dia. Ao olhar a previsão do tempo para saber se irá ou não com guarda-chuva ou se irá ou não com agasalho são umas das mais comuns que ocorrem no dia.

Da mesma forma ocorre com os investimentos. Para sempre tentar tirar o máximo proveito de um ativo, ou para impedir que se perca com ele, as pessoas procuram pistas de como estará o futuro da economia e sociedade.

Se é esperado que se tenha uma queda no preço do petróleo, por exemplo, por que não vender hoje, enquanto o ativo ainda está com preços maiores, em vez de esperar o preço efetivamente cair e o resultado trimestral vir ruim?

As falas de Jerome Powell agiram exatamente nesse ponto. Ao dar pistas de como se comportará na próxima reunião, os agendes do mercado já ajustaram suas expectativas e já começaram a montar ou desmontar as posições para que, quando ocorra o esperado, consigam maximizar seus ganhos. Isso faz com que o mercado seja movido pela expectativa e somente se ajuste após a efetivação do resultado.

Acompanhar as notícias relevantes do mercado é trabalhoso e ainda existe a probabilidade de ter informações parciais ou tendenciosas e agir de forma equivocada com relação aos seus investimentos. Sempre converse com seu assessor e siga as redes sociais da Diagrama Investimentos para acompanhar os acontecimentos de forma eficaz e rápida.

Marcello Corsi Janota de Carvalho – Economista e Operador da Mesa de Renda Variável

Entre em contato conosco: (11) 95091-2770 | Rua Amazonas, 439 CJ 45 – São Caetano do Sul XP (ABC) | Av. Ibirapuera, 1753 – XP -Moema – SP.

Deixe um comentário

Parabéns, sua solicitação foi recebida e você acaba de receber gratuitamente nosso incrível ebook.

Para baixar acesse o seu e-mail.