Tivemos a notícia de que a China criou um comitê para estudar as formas de reaquecer a sua economia, após a forte desaceleração causada pelo combate a crise pandêmica do corona vírus. Essa notícia animou os mercados na sexta-feira (04) e causou uma alta nas commodities mundo a fora. Entretanto, hoje (07), já foi divulgado que os boatos eram falsos e que as notícias de abertura não passavam de especulações. O motivo desse ânimo inicial no mercado de commodities é um grande e, a priori, simples motivo, o aumento no consumo.
O consumo é a base da economia atual e não somente em países capitalistas, mas em comunistas e nos poucos que ainda adotam regimes monárquicos ou ditatoriais ao longo do globo.
O consumo se traduz, em “economiques” para demanda. Demanda essa que determina, dada a escassez, se o mercado valoriza mais ou menos um determinado produto. Caso tenha diversas pessoas demandando o produto, sendo ele acessível, facilmente se aumenta a oferta por ele. É notável o aumento do quanto a sociedade o valoriza, expresso pelo aumento de seu valor monetário.
Isso é exatamente o que ocorreu com os principais produtos importados pela economia chinesa, as commodities. Conforme a maior economia asiática reabre, a volta do consumo pelas indústrias e pessoas físicas volta a crescer de forma extremamente forte. Com isso, como a demanda irá se elevar em um ritmo muito maior que a oferta, pelas características das commodities, os seus preços naturalmente se elevam.
Situação essa que seria extremamente vantajosa para economias que hoje são grandes exportadoras de matérias primas, como o Brasil. Conseguimos ver essa melhora na própria sexta-feira (04), em que a bolsa brasileira abriu com alta expressiva.
Caso tenhamos uma melhora do consumo chinês, devemos ver mais um ponto positivo no ciclo econômico brasileiro, o que deve impulsionar a maior economia sul-americana, da mesma forma que ocorreu na primeira década do século XXI.
Para saber como aproveitar esse movimento de melhora na economia mundial, entre em contato com o seu assessor de investimentos e tenha uma alocação apropriada para o seu perfil de investimentos.
Marcello Corsi Janota de Carvalho – Economista e Operador da Mesa de Renda Variável
Entre em contato conosco: (11) 95091-2770 | Rua Amazonas, 439 CJ 45 – São Caetano do Sul XP (ABC) | Av. Ibirapuera, 1753 – XP -Moema – SP.
