O barril de petróleo a mais de 100 dólares não é uma situação confortável para ninguém. O reflexo desse aumento de custo já está sendo sentido nas bombas de gasolina e ainda veremos o efeito em cadeia desse aumento nos demais produtos. Todo produto que precisa ser transportado sofrerá o impacto indireto do aumento do petróleo através do aumento do frete. Nesse cenário devemos sempre lembrar de nossos investimentos e pensar nas melhores formas de nos adequarmos ao momento.
Para aqueles que desejam um ganho rápido tentando se aproveitar de uma subida nos preços, tenho a péssima notícia que os impactos drásticos causados pelos anúncios de sansões já foram. Agora, caso esteja pensando em alocações de médio/longo prazo, ainda temos bom ativos a preços bons de investimentos.
O alto preço do petróleo auxilia as petrolíferas que tenham extração de petróleo como fonte de receita. Como teremos um stress mais duradouro no preço da commodity, ainda mais com o risco inflacionário causado pela Europa e os Estados Unidos da América, essas empresas devem ter sua receita bem incrementada nesse período de preços elevados.
Empresas como PetroRio se beneficiam do aumento do preço do petróleo. Mesmo que eles não vendam para o Brasil, podem vender para outros países a preços internacionais. A própria Petrobrás é beneficiada pelo aumento do preço do petróleo. Mesmo não ganhando tanto com a venda de gasolina por deixar o preço defasado em comparação ao internacional, ainda existem aumentos de lucro da venda do produto bruto.
Um outro ponto que beneficia empresas como a Petrobras é o avanço do projeto de lei que utiliza os dividendos pagos ao governo para subsidiar a empresa e abaixar o custo do produto final. Caso seja abatido o preço dos combustíveis somente o quando for compensado pela ponta governamental, a empresa fará seu caráter estatal de beneficiar a população sem prejudicar os investidores da empresa, o que inclui o próprio governo.
Ainda existe espaço para ter rentabilidade com as ações ligadas ao petróleo, porém, fique sempre atento as novidades referente ao tema. Caso tenhamos um aumento no fluxo de petróleo mundial, o preço pode vir a cair drasticamente. Fiquem de olho nos principais produtores mundiais. Caso algum país com grande produção e que esteja sofrendo embargos, como a Venezuela, volte a vender seu produto mundialmente, os preços devem cair drasticamente. Lembrem-se sempre que investimentos de renda variável são de risco e precisam ser bem estudados antes da tomada de qualquer decisão.
Marcello Corsi Janota de Carvalho – Economista e Operador da Mesa de Renda Variável
Entre em contato conosco: (11) 99332-0861 | Rua Amazonas, 439 CJ 45 – São Caetano do Sul XP (ABC) | Av. Ibirapuera, 1753 – XP Moema – SP.
