#Cafénomia – Poupança, a maior armadinha para o investidor

Hoje é o dia da poupança! Data criada na Itália para relembrar a todos a importância de se poupar recursos para o futuro. Criada em 1861, pelo Imperador Dom Pedro II, o seu objetivo era incentivar o “poupar” para as com menos conhecimento a conseguirem investir seus recursos. Porém, nesses 161 anos de existência, ela não é mais o investimento tão vantajoso que era outrora.

De 1861 até hoje, muita coisa mudou. A ordem geopolítica foi alterada algumas vezes. O Brasil teve seu sistema político alterado algumas vezes. O padrão de consumo mudou drasticamente e surgiram novas tecnologias, formas que facilitaram o acesso a informação das pessoas. Dentre as grandes mudanças, foi o aumento das formas de investimentos que o mercado financeiro proporcionou.

De renda fixa a derivativos, o mercado financeiro hoje é extremamente mais sofisticado do que no passado, e, principalmente, é de mais fácil acesso a pessoas físicas de médio e pequeno capital a acessarem quase todos os tipos de investimentos disponíveis. Porém, mesmo com essa facilidade de acesso e investimento que temos hoje, ainda temos um péssimo costume dentro do Brasil, o de ainda utilizar um sistema de mais de um século e meio de idade como principal modo de economia de uma boa parte dos brasileiros.

A Poupança atrai investidores pela forma fácil e simples que a poupança apresenta seus resultados ao investidor. A praticidade faz hoje com que milhares de pessoas deixem de remunerar seus recursos da melhor forma possível por uma ilusão de segurança.

Recursos são remunerados de forma ineficiente e, por consequência, diversos brasileiros deixam de alcançar seus objetivos financeiros por poupar da forma errada. Existem investimentos que, pasmem, tem nível de risco similar que remuneram extremamente mais.

Para compararmos números, em 2021 a poupança remunerou somente 2,48%, enquanto a Selic, taxa básica de juros e utilizada como base para remunerar os investimentos nos Títulos do Governo, o ativo MAIS SEGURO DO BRASIL, remunerou 4,38% no mesmo período.  Praticamente o dobro do que rendeu a poupança.

Portanto, poupe de forma consciente. Não desperdice o sacrifício que você fez ao economizar seu recurso, investindo em uma das piores formas de investimento. Fale com seu assessor de investimento e invista seu dinheiro da melhor forma. Não deixe seus sonhos passarem por ter investido da forma errada.

Marcello Corsi Janota de Carvalho – Economista e Operador da Mesa de Renda Variável

Entre em contato conosco: (11) 95091-2770 | Rua Amazonas, 439 CJ 45 – São Caetano do Sul XP (ABC) | Av. Ibirapuera, 1753 – XP -Moema – SP.

184 comentários em “#Cafénomia – Poupança, a maior armadinha para o investidor”

Deixe um comentário

Parabéns, sua solicitação foi recebida e você acaba de receber gratuitamente nosso incrível ebook.

Para baixar acesse o seu e-mail.