#Cafénomia – Qual a importância do valor patrimonial de um FII?

Todos devem conhecer, ao menos alguém, que tenha investimento no ramo imobiliário. Uma das formas mais clássicas de investimentos no Brasil, os imóveis são vistos como investimentos seguros. Apesar da falta de liquidez, são almejados por brasileiros de todas as classes sociais. Com a democratização do mercado financeiro, um número maior de pessoas está tendo acesso a essa categoria de investimentos, os fundos imobiliários (FIIs). Com esse acesso, muitos estão buscando informações e se deparam com algo que gera muita confusão, o valor da cota sobre valor patrimonial da cota.

Tema popular em vídeos do Youtube, você irá encontrar diversas pessoas, especialistas e não especialistas, falando as mais diversas recomendações de investimentos em fundos imobiliários e diversos deles vão tocar em um tema ao falar dessa categoria de investimentos, o valor da cota sobre valor patrimonial da cota. (Sempre procure recomendações feitas por analistas certificados)

Esse valor nada mais é, do que uma razão entre o valor do ativo sobre o patrimônio do fundo por cotas que ele tem emitidos. Vários youtubers repetem uma frase, a adotando quase como um mantra, que seria a de “não comprar FIIs que estejam sendo negociados acima do valor patrimonial”, porém, essa repetição tem causado diversas confusões no momento em que os investidores se deparam com as recomendações dos analistas parceiros.

Muitos não entendem efetivamente uma recomendação por terem o “mantra” estampado em suas mentes e já ouvir várias vezes, “mas, vamos investir nesse ativo que está próximo do valor patrimonial e não no outro que está muito distante?”. Então, venho já deixar clara a informação que comprar fundos unicamente pelo valor patrimonial da cota está errado!

Cada fundo tem uma característica e investe em um ativo específico. Portanto, comparar alguns indicadores de um ativo de Shoppings com um fundo de recebíveis, por exemplo, vai te fazer chegar em conclusões errôneas acerca dos investimentos. Cada um dos investimentos deve ser comparado com sua mesma classe.

Para entender o erro, deve-se lembrar de como as pessoas, conscientemente ou não, decidem o preço pelo qual aceitam comprar um FII. As pessoas não levam somente em consideração o valor do ativo hoje, elas também contam com a expectativa de retorno futuros que terão com ele. Ou seja, elas vão incorporar o quanto esperam de retorno ao valor de negociação do ativo hoje, podendo fazer com que exista FIIs que sejam negociados a valores acima do patrimonial e que ainda sim sejam bons investimentos.

O valor patrimonial é um bom indicador para avaliar ativos que sejam da mesma categoria ou que estejam sendo negociados muito acima do que ele vale patrimonialmente falando, mas usar somente esse indicador certamente fará com que se invista de forma não eficiente.

Ficou na dúvida e ainda não sabe quem pode te ajudar? Chame um assessor da Diagrama Investimentos.

Marcello Corsi Janota de Carvalho – Economista e Operador da Mesa de Renda Variável

Entre em contato conosco: (11) 95091-2770 | Rua Amazonas, 439 CJ 45 – São Caetano do Sul XP (ABC) | Av. Ibirapuera, 1753 – XP -Moema – SP.

Deixe um comentário

Parabéns, sua solicitação foi recebida e você acaba de receber gratuitamente nosso incrível ebook.

Para baixar acesse o seu e-mail.