#Cafénomia – Reserva de emergência: O que é, do que se alimenta e onde vive?

Todos que já pesquisaram sobre investimentos já devem ter ouvido alguém falar da famosa reserva de emergência. Mas, afinal, o que é reserva de emergência? Como tenho que manter e gerir ela? 

A definição da XP para reserva de emergência é que ela “é um valor importante que se guarda para momentos de eventuais necessidades e imprevistos que possam acontecer”. Mas, o que é um “valor importante”? Esse valor importante seria uma quantidade de dinheiro que poderia te suprir em momentos de necessidades. Pode ser a perda de um emprego, a vinda de uma doença que te obrigue a gastar do bolso, algo essencial da sua vida que venha a quebrar e você precise arrumar/comprar outro, entre outros. Ou seja, coisas inesperadas que podem não ter como serem evitadas. Parece meio mórbido ficar pensando nesses assuntos e em como isso te impacta na vida, mas se preparar financeiramente para eles hoje fará com que eles sejam menos penosos quando vierem. 

OK, já entendemos o que ele é, mas como devo formar essa reserva e em quanto tempo? Como tudo na vida, não se cria as coisas do zero, porém, deve-se formar ela o quanto antes. Após já saber o montante que precisa juntar, deve-se planejar mensalmente para fazer a poupança adequada das suas receitas. E se meu gasto médio aumentar? Sua reserva de emergência deve aumentar junto, para que, assim, não se dê oportunidade a eventualidades.

Certo. Agora que foi acertado o quanto deve ser acumulado, onde deixo o recurso guardado? Em um título pré-fixado que esteja com uma taxa muito atrativa? Não. Quando falamos de reserva de emergência, devemos sempre priorizar dois pontos em nosso investimento, entre eles, a liquidez. Quando precisar do recurso, não se pode depender de que tenha uma contraparte do título pré-fixado. Então devo investir em bitcoin por ser, hoje, extremamente líquido? Também não. O segundo ponto que também deve ser sempre priorizado é a segurança do ativo investido. Não se deve deixar a reserva investida em algo que amanhã pode valer muito menos do que se tem hoje, mesmo que a chance de ganho seja igualmente alta.

As reservas de emergências, apesar de primordiais para todos, não são tão fáceis assim de se lidar, como vimos acima. Sempre que precisar de ajuda para rever as suas reservas ou auxiliar a montá-las entre em contato com um especialista em investimentos para evitar erros que só serão vistos nos momentos de necessidade. 

Marcello Corsi Janota de Carvalho – Economista e Operador da Mesa de Renda Variável

Entre em contato conosco: (11) 99332-0861 | Rua Amazonas, 439 CJ 45 – São Caetano do Sul XP (ABC) | Av. Ibirapuera, 1753 – XP Moema – SP.

1 comentário em “#Cafénomia – Reserva de emergência: O que é, do que se alimenta e onde vive?”

Deixe um comentário

Parabéns, sua solicitação foi recebida e você acaba de receber gratuitamente nosso incrível ebook.

Para baixar acesse o seu e-mail.