Commodities são produtos de origem primária negociados em bolsa. Geralmente, trata-se de recursos minerais e agrícolas, tais como petróleo, cana-de-açúcar, soja e carvão mineral. Esses produtos, em grande parte, influenciam o comportamento de determinados setores ou até de uma economia inteira.
Quando uma mercadoria ou produto é considerada como commodity, ela passa a ter o seu preço gerido não pelo valor estipulado na produção, mas sim pela sua cotação no mercado, geralmente nas grandes bolsas de valores. De acordo com levantamento de 2019 da Conferência das Nações Unidas sobre Comercio e Desenvolvimento (UNICTAD), as commodities representam 63% do valor das exportações brasileiras. Essas exportações equivalem a 6,7% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, segundo a UNICTAD.
Com a Guerra na Ucrânia, devemos ter uma elevação no preço das commodities, já que os países envolvidos são importantes produtores e exportadores de trigo, cevada, milho, óleo de girassol, gás natural e petróleo. Com o conflito, a produção acaba arrefecendo, os países fazendo estoque desses produtos e ainda com o isolamento da economia russa, a situação pode se agravar. Com menos mercadoria sendo ofertada, o preço tende a se elevar e a inflação será uma realidade por mais tempo. Assim como a taxa de juros alta, para tentar frear mais a inflação.
Incrível como em um mundo globalizado e interligado, qualquer evento que aconteça em qualquer parte do globo, acaba afetando as 8 bilhões de pessoas no planeta Terra. Por isso, temos sempre que prestar atenção no que está acontecendo no Brasil e no mundo. As distancias estão cada vez menores e no final, somos todos seres humanos, uns dependendo dos outros.
Como dizia Milton Friedman: a mísera produção de um lápis precisa-se de dezenas de pessoas em diversos países, que em cada etapa do processo vão juntar madeira, verniz, a marca impressa, a ponta de grafite, um pouco de metal e uma borracha. Cada material extraído de uma parte do planeta por pessoas que não se conhecem. Se os trabalhadores de mina que extraem o grafite entrarem em greve por muito tempo, milhões de crianças no mundo todo podem ficar sem fazer o dever de casa.
Precisamos de menos guerra e mais cooperação entre os países!
Bruno Royo – Assessor de Investimentos da Diagrama
Entre em contato conosco: (11) 99332-0861 | Rua Amazonas, 439 CJ 45 – São Caetano do Sul XP (ABC) | Av. Ibirapuera, 1753 – XP Moema – SP.
