#ColunaDiQuinta – É bom ter dívidas?

É bom ter dívidas?

A resposta para essa pergunta é bem genérica: depende.

Depende se estamos falando de pessoa física ou pessoa jurídica. Depende de qual regime fiscal essa pessoa jurídica pertence. De qual taxa esse agente consegue o crédito. Depende de como está a taxa de juros básica, em relação a taxa da tomada de crédito.

Bom, para pessoas físicas, quase nunca vale a pena. As taxas de créditos quase sempre serão maiores que a taxa básica, salvo alguma ocasião muito especial. As pessoas físicas, quase sempre, são menos disciplinadas que o caixa de uma empresa. Então, ficar tomada em dívida, pode gerar uma bola de neve descontrolada.

Já para uma empresa, as vezes, pode valer a pena. Mas, para isso temos que entender o que é lucro real e lucro presumido.

Lucro Real é um regime tributário no qual o cálculo do Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) de uma empresa é feito com base no lucro efetivo que esse negócio teve dentro do período de apuração, após ser ajustado por adições e/ou exclusões de despesas. Isso quer dizer que, quanto maior for a lucratividade, maiores serão os valores dos impostos a serem pagos.

Lucro Presumido também visa o cálculo de quanto uma empresa deve pagar de IRPJ, CSLL. Porém, isso é feito de forma mais simples que no Lucro Real. O cálculo desse regime tributário tem como base uma tabela fixa de presunção para tributação para o IRPJ e para a CSLL. A principal característica do Lucro Presumido é que a Receita Federal entende por lucro apenas um percentual do faturamento da empresa, que é chamado de percentual de presunção.

Ou seja, quando a empresa é lucro real, ela consegue pegar um crédito e descontar esse crédito no seu balanço. Gerando assim, uma economia fiscal importante no caixa da empresa. É possível contratar um crédito com garantia em um investimento atrelado a uma taxa fixa e/ou índice global, que no final das contas a empresa, além de conseguir abater os juros no seu IR, ela ainda pode lucrar na operação de crédito realizada.

Como diria o ditado: É mais barato trabalhar com dinheiro dos outros, que com seu próprio recurso.

Bruno Royo – Assessor de Investimentos da Diagrama

Entre em contato conosco: (11) 95091-2770 | Rua Amazonas, 439 CJ 45 – São Caetano do Sul XP (ABC) | Av. Ibirapuera, 1753 – XP Moema – SP.

Deixe um comentário

Parabéns, sua solicitação foi recebida e você acaba de receber gratuitamente nosso incrível ebook.

Para baixar acesse o seu e-mail.