A educação é uma questão que afeta várias outras variáveis, como desigualdade, economia, crescimento econômico e capital humano. Estudos mostram que no Brasil a cada ano a mais de educação é igual a um salário 10% maior. Ou seja, educação é boa porque aumenta renda, salário e por fim crescimento. Pessoas com um nível maior de conhecimento, tem capacidade de absorver mais conteúdos, de lidar melhor com novas tecnologias e de mudar de setores quando um setor vai mal. São mais fáceis de serem realocadas, porque ela possui, o que nós economistas chamamos de capital humano.
No Brasil, até os anos 90 o caminho era doloroso. A partir daí, começamos a melhorar a quantidade de pessoas que ingressavam no primeiro grau. Hoje, temos quase todas crianças de 7 a 14 anos indo para a escola. Porém, poucas pessoas avançam para o segundo grau e menos ainda para universidade.
Como melhorar o nível de educação de um país?
Primeiro temos que ampliar a quantidade de pessoas que entram no primeiro grau, por sua vez o ensino nessa fase vai sofrer, já que ampliamos o número de alunos. Agora é hora de investir em qualidade nessa fase. Depois fazemos a mesma coisa no segundo grau e por fim nas universidades. O Brasil, começou ampliando o ingresso no primário e nunca investiu em qualidade, logo depois se voltou a ampliar o ingresso nas universidades e esqueceu do segundo grau. Países como a China fizeram isso lá atras e hoje tem um salário mínimo e médio maior que o brasileiro. Outro exemplo é o EUA, que já tinha bastante ingresso em suas escolas primárias e secundárias, só faltava investir em qualidade do sistema. Logo que o fizeram, o ingresso nas universidades aumentou.
Temos que realizar um passo por vez, sem pular etapas, porque isso atrapalha o desenvolvimento da qualidade do ensino. Antigamente, as escolas públicas no Brasil eram boas, já que poucas pessoas frequentavam as escolas e então, já que tinham menos pessoas, a qualidade era melhor. Para investir na qualidade, os EUA deram incentivos aos professores, premiando os bons e treinando melhor os desmotivados.
A educação não tem preço, sua falta tem custo.
Bruno Royo – Assessor de Investimentos da Diagrama
Entre em contato conosco: (11) 99332-0861 | Rua Amazonas, 439 CJ 45 – São Caetano do Sul XP (ABC) | Av. Ibirapuera, 1753 – XP Moema – SP.
