Quando um país decide elevar as tarifas alfandegarias ou inflar artificialmente sua moeda, acaba provocando uma reação que pode causar danos a outros países. Foi para evitar problemas como esses que políticos do mundo todo desenvolveram instituições multilaterais. Como, por exemplo, A Liga das Nações após a primeira Guerra Mundial, que depois se tornou as Nações Unidas (ONU).
Na conferência de Bretton Woods, que ocorreu em 1944, políticos criaram uma arquitetura econômica para o mundo do pós-guerra. Além do sistema de taxas de câmbio fixas, criaram duas instituições importantes: o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o BIRD, que depois veio a se tornar o Banco Mundial. Também estabeleceram o Acordo Geral sobre tarifas e comercio, que hoje chamamos de OMC – Organização Mundial do Comércio.
Essas organizações multilaterais, que contam com quase todos os países do mundo, ainda determinam a forma da economia global e a maneira como os países interagem uns com os outros. O FMI e Banco Mundial, atua como banco central do mundo, arrecadando recursos e emprestando para aqueles que estão passando por crises. Já a OMC atua como um fórum, onde países negociam sobre remoção de barreiras comerciais, principalmente.
Os grupos multilaterais acabam conseguindo acordo mais benéficos e menos burocráticos para seus membros, pois essas nações acabam negociando em blocos econômicos, como se fosse no “atacado”. Como por exemplo, BRICS, NAFTA, MERCOSUL, APEC, União Europeia. Assim como as organizações mais famosas: G7, organização dos países mais industrializados do mundo, e o G20, das 20 maiores economias do mundo.
O que se espera com a cooperação multilateral é que os membros desses grupos, consigam fazer com que passemos de um mundo com uma única superpotência econômica para um mundo com duas ou mais. Em suma, as nações podem conseguir mais trabalhando juntas.
Quando compartilhamos nossas experiencias com outros, evoluímos mais rápido!
Bruno Royo – Assessor de Investimentos da Diagrama
Entre em contato conosco: (11) 99332-0861 | Rua Amazonas, 439 CJ 45 – São Caetano do Sul XP (ABC) | Av. Ibirapuera, 1753 – XP Moema – SP.
Foto: Universal History Archive/Universal Images Group via Getty Images
