Num mundo em que as pessoas dependiam apenas da natureza – a força do vento, da água, dos animais como cavalo e bois – para sobreviver, o homem inventou a máquina a vapor. Essa revolução mudou todo o cenário socioeconômico mundial. Depois do vapor, veio o carvão em maquinas de metal, o que aumentou a produtividade e deu origem as primeiras fábricas de verdade. Juntando isso com a teoria da divisão do trabalho, proposta por Adam Smith, eclodiu a famosa Primeira Revolução Industrial.
“O impulso fundamental que põe em marcha o motor capitalista provém dos novos bens consumo, dos novos métodos de produção ou transporte, de novos mercados e de novas formas de organização industrial criadas pela iniciativa capitalista” – Joseph Schumpeter
Já na Segunda Revolução Industrial tivemos o desenvolvimento da metalurgia (com a criação do aço e outros metais), dominamos a eletricidade e começamos a explorar o petróleo. Foi nesse período que tivemos invenções como o automóvel, aeroplano, corporações internacionais e o telefone.
A Terceira Revolução industrial, muito de nós lembramos porque no Brasil chegou um pouco atrasada – a era dos computadores. Com o desenvolvimento do computador e da internet, a comunicação e o comercio globais foram revolucionados. No século XXI, tornou-se possível transferir grandes quantidades de riqueza, de um lado para o outro do globo, com o toque de um simples botão.
As revoluções futuras podem vir de todo canto e a qualquer momento, bem possível que já a estamos vivendo. A decodificação do genoma humano numa “biorrevolução”, a Web 3.0 com as criptomoedas, NFTs e o tão venerado Metaverso. Muitos afirmam que na pandemia, as tecnologias deram um salto jamais visto. O fato é, que cada revolução dessa trouxe à humanidade um crescimento econômico e social muito grande, com surgimento de novas potencia e novas elites, por todo o mundo. Existem vários estudos mostrando que desde a primeira guerra mundial, as classes mais pobres estão cada vez menos pobres e por sua vez com uma qualidade de vida melhor.
A tecnologia é o combustível econômico.
Bruno Royo – Assessor de Investimentos da Diagrama
Entre em contato conosco: (11) 99332-0861 | Rua Amazonas, 439 CJ 45 – São Caetano do Sul XP (ABC) | Av. Ibirapuera, 1753 – XP Moema – SP.
