#ColunaDiquinta – Toque de Midas: Parte 2 – A lei de Law

Vamos voltar para o tema da semana passada? Ou melhor, continuar. Vimos como o padrão ouro foi um sucesso na padronização das moedas e na estabilidade das economias globais. Mas, porquê não usamos mais esse padrão?

Bom, agora vamos conhecer a história de John Law. Não foi por causa de Law que não usamos o Padrão Ouro atualmente, porém ele tem uma certa culpa nisso. John, era escocês e filho de um ourives, digamos que ele nasceu em berço de ouro. Como naquela época o ouro era a moeda em boa parte do mundo, os ourives acabaram virando “traders”. Ou seja, eles ganhavam mais dinheiro comprando e vendendo o metal precioso, do que fazendo joias com ele.

Como todo bom adolescente rico da idade moderna, Law acabou se rebelando e foi para vida de boemia e violência. Até matar um vizinho em duelo, e ser preso por esse crime. Mas, ficou pouco tempo na prisão. Logo, fugiu e foi para Amsterdã, onde conheceu a bolsa de valores e ficou encantado. Então, agora ele só precisava de um jeito para financiar esse seu novo vicio.

E fez uma descoberta que mudou o rumo das coisas:

“Eu descobri que o segredo da pedra filosofal é fazer ouro de papel” – John Law, em carta para um amigo.

Seu plano era convencer um monarca a abrir um Banco, no qual, Law seria o presidente. Com o objetivo de guardar o ouro das pessoas em lugar seguro e dar em troca uma Nota Promissória. Onde a pessoa poderia trocar pela quantidade de ouro que ela tinha direito, em qualquer banco do reino. Até porque é muito mais facil carregar notas do que ouro. Essas notas eram meros recibos: toda vez que alguém deposita ouro, ganhava uma nota.

Em 1716, Law apresentou esse projeto para vários reinos, porém só o reino da França aceitou. Assim nasceu o Banco Générale (atual banco central francês). Ai que está o grande problema, porque não existia uma auditoria para saber quantas notas Law estava imprimindo no seu banco. Então ele começou a imprimir de maneira desregulada e gerando a tão poderosa inflação. Como as notas começaram a ganhar um espaço cada vez maior na economia, as pessoas começaram a dar valor real para elas. Com isso, Law agora tinha o Toque de Midas.

Mas a farra durou pouco. Com o tempo, os acontecimentos históricos da época impulsionaram ainda mais a inflação do Estado francês. Esse sistema de crédito que Law criou, emitindo mais moedas do que havia no seu correspondente em ouro, levou a França a ruina e essa crise econômica acabou dando inicio a famosa Revolução francesa em 14 de julho de 1789.

Law foi, portanto, o pioneiro do sistema bancário atual.

Bruno Royo – Assessor de Investimentos da Diagrama

Entre em contato conosco: (11) 95091-2770 | Rua Amazonas, 439 CJ 45 – São Caetano do Sul XP (ABC) | Av. Ibirapuera, 1753 – XP Moema – SP.

Deixe um comentário

Parabéns, sua solicitação foi recebida e você acaba de receber gratuitamente nosso incrível ebook.

Para baixar acesse o seu e-mail.