A anexação da Crimeia pela Rússia em 2014 fez ressurgir conflitos territoriais com a Ucrânia. Em 2021, a ameaça de invasão ao território ucraniano aumentou a tensão na região
Se o grande centro das atenções da política internacional no início de 2021 girava em torno da Invasão do Capitólio por apoiadores de Trump nos EUA e, posteriormente, a esperada tomada de posse de Joe Biden duas semanas depois, o ano de 2022 coloca no radar da política internacional uma velha disputa de fronteiras na Europa: a crise entre a Ucrânia e Rússia.
O mundo tem assistido nas últimas semanas a escalada da tensão entre a Rússia e a Ucrânia. Milhares de soldados russos foram posicionados nas fronteiras com o território ucraniano, o que despertou o alerta para uma possível invasão russa na Ucrânia, que poderia provocar uma guerra no continente europeu.
O especialista em Renda Variável, Ricardo Leite, participou do programa Cotidiano desta sexta-feira (11), e explicou as principais características políticas e socioeconômicas deste conflito e os impactos no que tange à diplomacia.
Fonte: Rádio Cidade Em Dia
Entre em contato conosco: (11) 99332-0861 | Rua Amazonas, 439 CJ 45 – São Caetano do Sul XP (ABC) | Av. Ibirapuera, 1753 – XP Moema – SP.
