Expectativa de economistas consultados pelo consenso Refinitiv era de estagnação em relação ao segundo trimestre
O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil registrou variação negativa de 0,1% no terceiro trimestre de 2021 na comparação com o segundo trimestre deste ano.
O resultado representa o segundo trimestre consecutivo de estabilidade. Em valores correntes, o PIB, que é soma dos bens e serviços finais produzidos no país, chegou a R$ 2,2 trilhões.
O dado, por sua vez, representou alta de 4% na comparação com igual período do ano passado. Os números foram divulgados nesta quinta-feira (2) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O indicador veio pouco abaixo do esperado. A expectativa de economistas consultados pelo consenso Refinitiv era de estagnação em relação ao segundo trimestre. Na comparação anual, contudo, o resultado veio abaixo da alta de 4,2% esperada.
Com o resultado divulgado nesta quinta, a economia brasileira registra alta de 5,7% até setembro, ante igual período de 2020. Já no acumulado dos quatro trimestres encerrados em setembro houve alta de 3,9%.
De acordo com o IBGE, o desempenho é reflexo da queda de 8% da agropecuária no trimestre. No período, a indústria ficou estável e os serviços subiram 1,1%. Entre as atividades industriais, apenas construção apresentou crescimento, de 3,9%.
Nos serviços, registraram alta: outras atividades de serviços (4,4%); informação e comunicação (2,4%); transporte, armazenagem e correio (1,2%); administração, defesa, saúde e educação públicas e seguridade social (0,8%).
As atividades imobiliárias ficaram estáveis, ao passo que houve variações negativas em atividades financeiras, de seguros e serviços relacionados (-0,5%) e comércio (-0,4%).
No setor externo, tanto as exportações de bens e serviços quanto as importações de bens e serviços tiveram quedas em relação ao segundo trimestre de 2021, de 9,8% e 8,3%, respectivamente.
Fonte: Infomoney | Imagem: Getty Images
Entre em contato conosco: (11) 99332-0861 | Rua Amazonas, 439 CJ 45 – São Caetano do Sul XP (ABC) | Av. Ibirapuera, 1753 – XP Moema – SP.
